Fundo de Arte e Cultura tira dúvidas sobre edital 2018 aberto

O Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC) realizou nessa quarta-feira, dia 6, a primeira reunião presencial com proponentes do Edital 2018 para o esclarecimento e elucidação de dúvidas quanto as normas do processo. O encontro foi na Academia Goiana de Letras.

O superintendente executivo e futuro secretário de Cultura Edival Lourenço participou da abertura. Ele explicou que é fundamental que os proponentes apresentem projetos bem fundamentados. “Trata-se de um importante mecanismo de incentivo à Cultura, mas é preciso que certos critérios sejam seguidos”, explicou. Os detalhes e dúvidas foram tratados pelo coordenador do Fundo, Sacha Witkowski.

Ainda serão realizados encontros como este nós dias 11, 12, 14, 15 e 16, na Vila Cultural Cora Coralina, no IEG e em transmissões ao vivo, pelas redes sociais do FAC.

Em 2018, foram realizadas treze reuniões “Tira-dúvidas”, com mais de 300 participações presenciais, além de 30 mil visualizações nas transmissões online. Este ano, o Núcleo do Fomento à Arte e Cultura já fez mais de 250 atendimentos.

Programação:
11 e 12 de fevereiro – Goiânia
Local: Vila Cultural Cora Coralina
Horário: 14h às 17h

14 e 15 de Fevereiro – OnLine
Local: Facebook do Fundo Cultural
Horário: 15h às 17h

16 de fevereiro – Goiânia
Local: IEG (Ao lado da ESEFFEGO)
Horário: 14h às 17

Específica para o Edital 18/2018
O proponente, seja pessoa física, jurídica e microempreendedor individual, tem até o dia 25 de fevereiro para cadastrar novos projetos que vão concorrer ao financiamento do Fundo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: https://fundoculturalgoias.seduce.go.gov.br

O recurso de R$ 25,1 milhões será direcionado para 372 projetos contemplados em 21 Editais. São contempladas as áreas de dança, teatro, artes visuais, estruturação e dinamização de espaços culturais, museus, arquivos e bibliotecas, literatura, hip hop, bolsa de formação, primeiras obras, juventude, cultura popular, festivais de música e cinema, circo, arte nas escolas, território goiano, demanda cultural e, pela primeira vez, o de Festival de Avignon.

Para a seleção, são considerados o currículo e experiência da equipe técnica; a coerência com o objeto proposto no edital; a relevância para a cultura local e a disseminação da mesma para outros Estados e Países; a capacidade de difusão e democratização da cultura; o fortalecimento da cadeia produtiva; a capacidade de execução do projeto; oferecer cultura e arte de qualidade e formar público.

Novidades
Podem ganhar pontuação extra projetos que atendam as exigências de públicos de pessoas com deficiência, de bairros periféricos, com atividades em cidades com até seis mil habitantes e para o público infanto-juvenil.

Comunicação Superintendência Executiva de Cultura

Foto: Nelson Santos