Captando Danças

Exibição: 05/11 até 10/12

Movimentos variados e ações cotidianas compõem os registros fotográficos do projeto Captando Dança

 Instantes poéticos presentes nos atos de dançar em suas diversas formas e ocasiões. Alguns explícitos, outros despercebidos, pessoas que dançam em festas, casas, igrejas, escolas, nas ruas e outros lugares cotidianos… São elementos que compõem o projeto Captando Danças, que tem exposição de abertura marcada para o dia 5 de novembro (segunda), 15h, no Instituto Federal de Goiás (IFG) / Campus Aparecida de Goiânia.

O projeto foi contemplado no Edital do Fundo de Arte e Cultura de Goiás 2016 de Fomento aos Municípios Goianos, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), na modalidade Ações de Proponentes Pessoas Físicas ou Jurídicas, com o valor de R$ 50 mil.

 Captando Danças

Captando Danças, busca fortalecer a linguagem da fotografia artística e da dança praticada pelos públicos jovens na cidade de Aparecida de Goiânia (GO). Traz a pesquisa como ponte para mostras e concursos e aprimoramento de técnicas para futuros trabalhos no campo na fotografia.

Contempla também exposições na cidade de Aparecida de Goiânia e a criação de um catálogo impresso, a fim de compartilhar o trabalho com espaços de formação em arte e educação da cidade e de Goiás.

As exposições acontecem na Galeria Galo no IFG Campus Aparecida de Goiânia, CEU das Artes Orlando Alves Carneiro, no Vera Cruz  e no ITEGO Dr. Luiz Rassi no bairro Buriti Sereno, escolas e espaços onde acontece formação na área da arte também. Todos em Aparecida de Goiânia.

As exposições receberão como convidados pessoas da Associação Pestalozzi de Goiânia – CAE Peter Pan; Apae – Aparecida de Goiânia; do Curso de Pedagogia Bilíngue do IFG Aparecida e deficientes visuais da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (ADEVG).

 Exposições

O projeto Captando Danças busca dar publicidade à fotografia como ação artística. Com este fim, estão previstas exposições em lugares abertos, frequentado por públicos de variadas idades.  A primeira exposição acontece entre os dias 5 à 12 de novembro, no IFG – Campus Aparecida de Goiânia. As fotografias estarão disponíveis para visitação de segunda a sexta das 12h30 às 20h30 e sábado, das 8h às 12h.

O Instituto Educação Profissional do Estado de Goiás (Itego) recebe o projeto na sequência, entre 19 à 26 de novembro, com visitação das 8h às 12h e 14h às 18h. A terceira e última exposição acontece no CEU das Artes – Cidade Vera Cruz, em Aparecida de Goiânia, com acesso público das 8h às 12h e das 14h às 18h entre os dias 03 a 10 de dezembro.

 

SERVIÇO

Captando Danças

Data: 05/11 a 12/11

Horário: segunda a sexta das 12h30 às 20h30 e sábado, das 8h às 12h

Local: Galeria Galo, Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida,  Av. Universitária Vereador Vagner da Silva Ferreira, Quadra 1, Lote 1-A, S/N – Parque Itatiaia

 

Data: 19/11 a 26/11

Horário: Segunda à sexta 8h às 12h e 14h às 18h

Local: ITEGO Dr. Luiz Rassi, Rua Resende – Jardim Buriti Sereno

 

Data: 03/12 a 10/12

Horário: Segunda à Sábado  8h às 12h e 14h às 18h

Local: CEU das Artes – Conjunto Vera Cruz II, Av. V-005, s/n – Cidade Vera Cruz, Aparecida de Goiânia

 

Conheça os envolvidos:

 [x] Amanda Pascoal, 19 anos, acadêmica em Pedagogia Bilíngue no Instituto Federal de Goiás [IFG] campus Aparecida de Goiânia. Amanda está fazendo este curso porque para ela é a resposta de uma oração e realização de um sonho antigo. fotografa desde 2014, a partir daquele ano até hoje a fotografia tem proporcionado muito aprendizado em sua vida. começou a dançar por causa da sua melhor influenciadora, sua irmã e também por que tinha muita curiosidade pela dança, no IFG fez balé, dança contemporânea, parou por um tempo e esse ano voltou para o balé. para Amanda dança e fotografia são duas belas artes e fazer a junção disso e mostrar que elas estão mais presentes em nosso cotidiano muito mais que pensamos e de diversas formas será incrível // @amandapascoalss.

[x] Ítalo Augusto é arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Estadual de Goiás [UEG], graduando do curso de Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás [UFG] e fotógrafo por interesses próprios. em seus trabalhos mescla suas pesquisas em torno dos estudos de corpo, gêneros, visualidades e narrativas com fotografia

[x] Ilâne Nunes cursa Artes Visuais Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás [UFG] e desenvolve sua pesquisa artística tendo como principal suporte a fotografia. atua como fotógrafa, no desenvolvimento de material gráfico/publicitário e na área de arte educação. olhando o mundo pelas laterais e pelos entre lugares, busca na fotografia a potência poética de narrativas. investiga deslocamentos identitários, situados por deslocamentos internos e externos, tendo como ponto de enunciação a fronteira, um espaço de constante trânsito // @ilane.n

 

 

Informações de Amanda Pascoal

Fundo de Arte e Cultura de Goiás – FAC

Autores: Amanda Pascoal da Silva Santos

Categoria de financiamento: Fomento aos Municípios Goianos